top of page

#ReceitasdaCopa: conheça Shakshuka prato típico de Israel e México

Durante o mês da Copa do Mundo, o Instituto Ovos Brasil selecionou diversas receitas com os ovos como protagonistas entre os ingredientes.


Shakshuka - Serve 2 porções (Países: Israel e México)



A Shakshuka é uma preparação comum em Israel, em que o ovo é preparado em uma base de molho de tomate, pimentão, cebola, alho e outros temperinhos. Essa mesma receita é encontrada no México com o nome de Huevos rancheiros e que contém linguiça e queijo na preparação.

INGREDIENTES

4 ovos

1 lata de tomate pelado em cubos (400 g)

½ pimentão vermelho

½ cebola

1 dente de alho

1 colher (sopa) de azeite

½ colher (chá) de orégano seco

1 pitada de pimenta calabresa seca

sal a gosto

MODO DE PREPARO

Faça o pré-preparo: descasque e pique fino a cebola e o alho; lave, seque e corte o pimentão ao meio; descarte as sementes e corte uma das metades em cubos pequenos - reserve a outra metade para uma próxima receita.

Leve ao fogo médio uma frigideira grande (sugestão: uma de 26 cm de diâmetro). Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola e o pimentão. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 4 minutos, até murchar. Junte o alho, tempere com a pimenta calabresa - cuidado para não exagerar, vá aos poucos! - e mexa por mais 1 minuto.

Abaixe o fogo, junte o tomate pelado (com o líquido), tempere com o orégano, sal e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até encorpar. Com uma espátula, abra quatro cavidades no molho - é nesse espaço que os ovos irão cozinhar. Quebre os ovos numa tigela, um de cada vez, e transfira com cuidado à frigideira. Tempere cada ovo com uma pitada de sal e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos.

Passados os 5 minutos tampe a frigideira e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, até que as claras fiquem cozidas e as gemas permaneçam moles (se preferir as gemas cozidas, leve a frigideira ao forno preaquecido a 180 ºC para finalizar o cozimento). Sirva a seguir com pão italiano e aproveite!

O fato é que esta preparação com molho de tomate é simples, fácil e de baixo custo. Além disso, apresenta compostos bioativos como a luteína e zeaxantina do ovo e o licopeno do tomate que apresentam ação antioxidante e protetora no organismo. Vale lembrar que a luteína e a zeaxantina tem uma ação antioxidante e protetora nos olhos. Já o licopeno tem uma ação protetora na próstata.

Fonte: Panelinha


23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page