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Verão acabou, e agora? Como manter a rotina de treinos durante o outono

A estação mais quente do ano, na qual a maioria das pessoas se exercita mais, ficou para trás; mas é preciso deixar a preguiça de lado para não perder os resultados conquistados nos últimos meses; educador físico do app de Saúde Integrada Personal Virtual lista dicas para manter o treino em dia



Frequentar a academia regularmente, durante o ano todo, é um desafio para a maioria das pessoas, que desejam se exercitar para melhorar a qualidade de vida mas não conseguem encaixar a atividade na rotina. De acordo com o IBGE, a falta de tempo é apontada como a “grande vilã” que leva à não realização de atividades físicas no Brasil. E, quando o verão acaba, é comum que muitas pessoas interrompem os treinos.

No entanto, de acordo com especialistas e profissionais de educação física, esse é um grande erro. “É preciso ter disciplina, se exercitar e se alimentar bem independentemente do verão”, alerta José Corbini, personal trainer e sócio do aplicativo de saúde integrativa Personal Virtual.

Uma boa estratégia para driblar essa dificuldade é aderir aos treinos online, que vêm ganhando cada vez mais espaço, por serem uma alternativa prática e acessível para quem não tem muito tempo e não consegue se deslocar todos os dias até uma academia. “Os treinos online oferecem exercícios personalizados, diferentemente do que é disponibilizado dentro das salas de musculação. Seja para quem treina em casa, na rua ou na academia, é importante ter alguns pontos em mente para alcançar um melhor resultado, e até mesmo evitar problemas como lesões”, acrescenta o educador físico.

Quando o verão acaba e o outono chega, é comum que as pessoas abandonem a academia, então treinar em casa pode ser uma boa alternativa para manter os exercícios em dia e não “jogar fora” tudo que foi conquistado nas últimas semanas ou meses.

Confira as dicas do especialista:

Crie uma rotina

Não importa qual o seu objetivo, ter uma rotina é fundamental por diversos motivos, mas principalmente porque diminui a chance de desistência. “Criar uma rotina, ou seja, estipular horários para acordar, dormir, deixar refeições prontas sempre que possível, treinar no mesmo horário. Muitas vezes isso não é fácil, mas é um grande passo para estar cada vez mais acostumado com o dia a dia e a rotina saudável”, explica o profissional.

É claro que tudo vai depender de como é a sua vida pessoal e profissional, mas o ideal é organizar o máximo possível como serão os seus dias.

Assista aos vídeos dos exercícios

Uma vez que tenha recebido seu treino online, assista às execuções dos exercícios quantas vezes sentir necessidade e, de preferência, com antecedência. Segundo o personal trainer, é importante memorizar como é feito cada exercício detalhadamente para não perder tempo na hora do treino. “Pode ser desanimador precisar ficar parando o treino toda hora para ver como fazer o exercício. É importante evitar isso”, ensina Corbini.

Mantenha contato com seu treinador

O profissional que monta seu treino online não está presente fisicamente para ver como você está se comportando com os exercícios. Por isso, é importante sempre conversar com ele.

“Conte para o seu professor quais são suas dificuldades, como se sente executando determinado exercício. Só assim ele poderá fazer trocas e optar sempre pela melhor opção para cada aluno”, afirma Corbini.

Monte uma playlist

Parece uma dica sem importância, mas pesquisas científicas comprovam que ter à mão uma playlist com uma seleção de músicas que lhe agrade pode contribuir muito para os treinos, principalmente nos dias em que falta motivação.

“A maioria das pessoas está sempre usando fones de ouvidos nas academias ou coloca uma música no ambiente de treino. É uma ótima opção, que pode ajudar a driblar a monotonia que alguns sentem na hora de praticar exercícios e a opção de, na dúvida, gravar a execução do exercício e enviar para seu Personal analisar é uma ótima ideia”, finaliza o educador físico.

Arrume uma dupla de treino

Para muitas pessoas, uma companhia é uma ótima forma de se manter motivado para os treinos, independente da estação do ano. “Quando você tem um amigo ou amiga para treinar junto, um incentiva o outro, quando um está com preguiça o outro inventiva e vice e versa. Isso costuma funcionar muito bem para algumas pessoas”, finaliza o profissional.

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