top of page

Tatuagem: Quais são os cuidados indispensáveis para preservar os traços?

Dra. Renata Porphirio traz dicas de hábitos e produtos para aumentar a durabilidade do desenho e proteger a pele


Há anos ter tatuagens não é mais um tabu, mas algo comum e desejado pelas pessoas, que inclusive se tornou símbolo de estilo. No entanto, há uma série de cuidados que devem ser tomados para manter a qualidade dos traços e do desenho por mais tempo. A atenção com a região tatuada deve ser redobrada no verão, quando as atividades ao ar livre se tornam mais frequentes, resultando em maior exposição solar.

Para quem tem tatuagens, sejam elas recentes ou cicatrizadas, é importante saber que a luz do sol desbota e estoura as linhas traçadas na pele, devido sua poderosa penetração em camadas mais fundas da derme. A Dra. Renata Porphirio, médica dermatologista da Clínica Giovana Moraes, compara os raios UVA e UVB a um laser, “a diferença é que o laser atinge um ponto fixo, enquanto o sol age de forma ´espalhada´”, explica.

No caso de tatuagens recentes, feitas a menos de 40 dias, a exposição solar pode abrir espaço para infecções, manchas, desbotamento e até mudança na cor dos desenhos. “A pele com tatuagem sofre os mesmos danos que a região comum. Abaixo da tatuagem podem aparecer nevos ou pintas que costumam passar despercebidos. O filtro solar ajuda a manter a pele tatuada bem protegida e saudável”, conta a doutora.

A Dra. Renata Porphirio deixa algumas dicas para cuidar da tatuagem corretamente: “Para uma tatuagem em fase de cicatrização, é essencial fazer uma limpeza, pois é uma ferida aberta sujeita a infecções. Para qualquer tatuagem, o filtro solar acima de FPS 50 é imprescindível se a tatuagem for exposta ao sol”, alerta. “Além disso, a hidratação do local deve ser feita diariamente com produtos que ajudam a regenerar, reparar e acalmar a área tatuada”, finaliza. No caso de dúvidas sobre como cuidar da pele tatuada, a médica indica procurar por um dermatologista para sugerir os cuidados necessários.

12 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page