top of page

Saúde e beleza das mãos

Médicos recomendam cuidados específicos para hidratação diária e após frequente uso do álcool em gel


Foto divulgação: banco de imagens

As mãos estão sempre expostas ao calor, frio, água, álcool em gel e várias outras substâncias todos os dias. Cuidar da saúde e beleza das mãos é fundamental, ainda mais em tempos de pandemia.


A pele das mãos merece atenção especial. “É muito importante hidratar e proteger as mãos. Há formulações específicas para pele do corpo, diferente do rosto. São opções de produtos mais espessas, com veículos de boa espalhabilidade e absorção, mais umectantes”, explica a dermatologista Dra. Ana Paula Fucci, Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da Academia Européia de Dermatologia (EADV).

A busca de tratamentos para essa área corporal tem aumentado de forma significativa, sobretudo devido ao fato de que as mãos podem revelar a verdadeira idade de alguém. A dermatologista Dra. Ana Paula Fucci dá cinco dicas de produtos e tratamentos indicados para cuidar bem das mãos:

“1-Uso diário de produtos em casa, indicados por dermatologista, para tratamento da pele; 2-Filtro solar (sempre!); 3-Tratamentos com laser e Luz Intensa Pulsada para manchas e melhoria da qualidade da pele; 4-Hidratação profunda com ácido hialurônico (Revitalização, conhecidos como “skinboosters”); 5-Bioestimuladores de colágeno, para melhoria da textura e resistência da pele, o que ajuda na cobertura de tendões e veias que eventualmente se tornem aparentes.” O uso frequente de álcool em gel a 70%, desde o início da pandemia , é outro aspecto que requer atenção na rotina diária. “Ele é antisséptico, atua na parede celular do agente infeccioso, desestruturando as proteínas ou lipídios que a revestem. O 70% do rótulo refere que existem 70 partes de álcool para 100 do produto final. Ou seja, em cada 100ml de formulação em gel, 70ml são puro álcool. Os outros 30% do frasco são feitos de água e de um espessante. A combinação confere a consistência de gel, o que reduz o potencial incendiário do álcool e prolonga seu tempo de ação nas superfícies”, explica Dra. Laís Leonor, dermatologista da clínica Dr. André Braz ( RJ). A dermatologista Dra. Fabiana Seidl, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, explica que “o álcool isopropil 70% seja líquido ou em gel é o mais indicado para a assepsia por ser o mais efetivo na eliminação de bactérias, fungos ou vírus ( inclusive o coronavírus)“. Dra. Fabiana faz um alerta : “as pessoas que ficam com as mãos muito ressecadas ou tem dermatites, o hidratante para mãos pode ser usado depois da secagem completa do álcool a 70%. ”

No que diz respeito a outras substâncias que podem agredir as mãos, Dr. Franklin Verissimo que atua com medicina estética em Fortaleza (CE) explica: “ o uso de sabonetes, detergentes ou substâncias como o álcool em gel a 70% em excesso destrói camadas de proteção da pele, o que facilita a perca de água e a desidratação e, por fim, o ressecamento excessivo que pode levar a dermatites e ferimentos. Recomendo que após a higienização a pessoa use algum hidratante específico para as áreas das mãos. Esse hábito evitará possíveis ferimentos e outras lesões de pele”. Hidratação das mãos é muito importante na rotina diária. “Há muitos bons hidratantes para mãos, alguns mais sofisticados com toque mais seco e suave e com ativos adicionais, como antixoxidantes e ativos contra manchas. Alguns ativos formam uma espécie de barreira, que ajuda a manter a hidratação da pele, como a glicerina e os óleos vegetais e, entre os óleos, destaco o alto poder de hidratação da manteiga de karité”, explica Dr. Franklin, Especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos pelo Hospital Albert Einstein-SP. O médico destaca que se a pele estiver muito ressecada é bom optar por fórmulas que tenha um poder de hidratação ainda maior, como as que contém uréia na formulação.

23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page