top of page

Projeto de prevenção e enfrentamento às violências de gênero e racismo com meninas negras

Iniciativa propõe agenda de enfrentamento à violência de gênero e raça na primeira infância e adolescência com meninas de 14 a 19 anos grávidas ou puérperas



NIVEA e UNICEF se unem para mobilizar meninas negras e cocriar ações de enfrentamento à violência de gênero e raça (foto: © UNICEF/UNI109108/Asselin)

Em nova fase de seu propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões, a NIVEA inicia, com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o projeto Meninas Mães Contra a Violência. Com foco em adolescentes negras, de 14 a 19 anos, que estejam grávidas ou sejam mães, a proposta faz parte da iniciativa #AgendaCidadeUNICEF e tem o objetivo de cocriar ações de conscientização a partir do desenvolvimento de materiais educomunicativos sobre prevenção e enfrentamento às violências de gênero e racismo no contexto urbano. Nesta primeira fase do programa, serão mobilizadas 30 meninas de Belém, Manaus, Recife, Salvador e São Paulo para que sejam multiplicadoras de conhecimentos sobre seus direitos entre outras jovens. As primeiras atividades de formação de competências estão previstas para começar ainda neste ano. Já a disseminação dos materiais cocriados ocorre no primeiro semestre de 2023, impactando cerca de 3 mil meninas nestas cidades.

A parceria entre NIVEA e UNICEF irá promover a equidade de gênero e raça, conectando os direitos das meninas e das crianças na primeira infância com a pauta de enfrentamento ao racismo -- forma de violência que acomete tanto as mães quanto as crianças. Neste contexto, as adolescentes negras enfrentam barreiras históricas no acesso a direitos e serviços de saúde e educação, o que pode trazer inúmeros impactos negativos para o desenvolvimento infantil e, consequentemente, para toda a sociedade. Adolescentes grávidas são particularmente vulneráveis a violações de direitos e riscos sociais e de saúde, incluindo acesso ao pré-natal de qualidade e acompanhamento pós-parto adequado. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, de 2019, entre os óbitos maternos no país, 13% ocorreram com mulheres com até 20 anos, e 66% entre mulheres negras.

“Iniciamos a nossa jornada de propósito com um olhar especial para as mulheres negras da periferia e, ao longo dos projetos, percebemos como era importante ampliar o nosso cuidado para meninas e adolescentes negras no enfrentamento ao racismo e às violências sexuais e de gênero. O UNICEF tem um trabalho consolidado nestas causas em todo o mundo e estamos muito felizes em marcar a evolução do nosso propósito e levar o poder transformador do toque humano a essas meninas com nossa parceria”, comenta a head de Trade e Marketing para Norte e Nordeste e líder da Agenda de Propósito da NIVEA, Ligia Annunziato.

“É urgente o enfrentamento de violências de gênero e raça, esse é um tema que afeta toda a sociedade pelos impactos danosos que restringem o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes, seja em sua autoestima, autoconfiança, no acesso e continuidade da sua trajetória escolar e no seu acesso qualificado ao mercado de trabalho”, afirma Maíra Souza, oficial de Primeira Infância do UNICEF no Brasil.

Especialista em cuidados com as pessoas há mais de 110 anos, NIVEA tem em seu propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões o objetivo de transformar vidas por meio de parcerias com organizações do terceiro setor. Desde o ano passado, a marca já beneficiou milhares de pessoas no Brasil e avalia novas formas de fortalecer e ampliar o poder transformador do toque em uma agenda verdadeira e consistente.

A jornada de propósito da NIVEA promove apoio, fortalecimento, capacitação e promoção de direitos sociais, bem-estar e qualidade de vida em projetos voltados para quatro públicos prioritários em importantes parcerias:

  • meninas em situação de vulnerabilidade: UNICEF e Instituto Das Pretas;

  • mulheres negras de regiões periféricas: Instituto Das Pretas e Pretahub;

  • comunidade LGBTQIA+: ABGLT e TODXS;

  • idosos e seus cuidadores: Instituto Velho Amigo.

As transformações também são realizadas na cultura interna da companhia. A NIVEA, por meio da sua holding, Beiersdorf, promove iniciativas do propósito Cuidado Além da Pele incentivando o envolvimento e a vivência do propósito na prática pelos seus times:

  • Grupos de Afinidade: coletivos formados por colaboradores que compartilham interesses em comum para dialogar sobre transformações positivas na companhia. Hoje, a empresa conta com grupos que debatem temas sobre Equilíbrio Vida-Trabalho, Sustentabilidade e Meio Ambiente e Diversidade, Equidade e Inclusão, com divisões em Raça, Equidade de Gênero, LGBTQIA+, Gerações e Pessoas com Deficiência.

  • Círculos de Propósito: acredita-se que quando uma pessoa conhece os seus propósitos, a vida passa a fazer muito mais sentido. Estes encontros em pequenos grupos, guiados por especialistas facilitadoras, promovem reflexões e trocas de experiências pessoais e coletivas na descoberta de propósitos individuais;

  • Programa de Voluntariado Corporativo: iniciativa para envolver colaboradores em atividades com as organizações parceiras e estimular que vivam os propósitos na prática.

Meninas Mães Contra a Violência faz parte da #AgendaCidadeUNICEF, iniciativa do UNICEF em parceria com prefeituras municipais de grandes centros urbanos brasileiros para promover direitos e oportunidades das crianças e dos adolescentes, contribuindo com a prevenção e redução de violências em suas vidas.

Junto com organizações da sociedade civil, empresas, além das próprias comunidades e os adolescentes, a #Agenda propõe uma soma de esforços para integrar metodologias de diferentes áreas (Educação, Saúde, Proteção e Inclusão Socioprodutiva), promover a mobilização social e o monitoramento de indicadores relacionados à área da infância e da adolescência.


10 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page