top of page

Páscoa e saúde bucal: Saiba como cuidar dos dentes, após o consumo de chocolates

Escovação adequada e uso do fio dental podem prevenir o aparecimento de cáries e evita o mau hálito


A Páscoa é uma das épocas preferidas dos amantes de chocolate, já que a data é marcada pelos ovos, barras e bombons com recheios variados. Por conta do consumo excessivo de doces, a higiene bucal pode ser colocada em segundo plano, favorecendo o surgimento de cáries, mau hálito e outros problemas bucais. Para comemorar a data com um sorriso saudável, a GUM, marca americana de cuidados bucais, mostra como cuidar dos dentes, após comer chocolate. Confira abaixo:

Escolha um momento do dia para comer chocolate

O mais adequado para controlar o nível de açúcar é definindo um horário para comer chocolate, já que o alimento estimula a formação da placa bacteriana. “É mais benéfico para a saúde bucal se a ingestão do doce seja feita logo após alguma das refeições principais do dia, como sobremesa, pois a ingestão de carboidratos torna o pH mais ácido, tornando a estrutura dentária mais vulnerável à desmineralização”, recomenda Raul Silva, consultor da GUM.

Evite comer o doce antes de dormir

É importante evitar comer chocolate antes de dormir, pois caso a escovação não tenha sido realizada de forma profunda, há maior propensão para o surgimento de cáries. Isso ocorre, pois durante a noite há menor produção de saliva, importante aliada na proteção contra bactérias cariogênicas e contra o processo de desmineralização.

Opte por chocolate amargo

“Por possuírem menos açúcar e gordura, o chocolate amargo é preferível do que o chocolate ao leite e o branco. Além disso, essa opção conta com menos ingredientes na composição, evitando que as bactérias produzam o ácido causador de cáries”, afirma o especialista.

Cuidado com o aparelho ortodôntico

Para quem utiliza aparelho ortodôntico, é importante tomar alguns cuidados extras, como evitar os chocolates com recheio, já que grudam com mais facilidade nas hastes metálicas e estimulam ainda mais a placa bacteriana. Outro ponto essencial é ter cautela com os doces que possuem castanha ou nozes, pois por serem ingredientes mais resistentes, podem quebrar ou soltar os braquetes.

Limpe os dentes corretamente

Por fim, a limpeza correta dos dentes é fundamental, principalmente após o consumo de chocolates e alimentos extremamente açucarados. “Depois de comer doces em excesso, é necessário realizar a higiene completa dos dentes, higiene interdental e escovação da língua a fim de evitar a proliferação de bactérias e evitar o mau hálito”, indica.

19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page