top of page

O ovo é um grande aliado do desenvolvimento infantil e manutenção da cognição

Em comemoração ao Dia da Alfabetização, 14 de novembro, o Instituto Ovos Brasil leva informações sobre o alimento ovo no desenvolvimento infantil e cognição



Uma das grandes preocupações que as famílias têm com as crianças é em relação ao desenvolvimento e à sua educação, e um dos momentos mais importantes do processo de aprendizagem é a alfabetização. Em comemoração ao Dia da Alfabetização, em 14 de novembro, o Instituto Ovos Brasil apresenta informações sobre o ovo e sua importância no desenvolvimento da criança.

Fonte de proteína, o ovo exerce uma função importante no crescimento e desenvolvimento da criança, inclusive no sistema nervoso. De acordo com Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil, o ovo deve ser introduzido na refeição do bebê a partir do 6º mês de vida e a textura é modificada de acordo com o crescimento da criança, até que participe da alimentação da família.

Além de ser um alimento acessível, saboroso, de fácil preparação e consumo, apresenta uma composição variada e rica de nutrientes, como vitaminas do completo B com a presença de tiamina, riboflavina, ácido fólico, vitamina B12 e, principalmente, a colina, pois é responsável pela formação do centro da memória, transmissão do impulso nervoso e, portanto, relacionada à cognição. A luteína e a zeaxantina, carotenóides presentes na gema do ovo, são poderosos antioxidantes que, além de protegerem os olhos, evidências os relacionam a melhora da cognição. “O ovo contém ainda vitaminas A, D, E, K e minerais como selênio, ferro, magnésio, zinco e ácidos graxos mono e poli-insaturados. Todos os nutrientes presentes no ovo aumentam no organismo a forma sinérgica e devem estar associados a uma alimentação equilibrada, composta por verduras, legumes e frutas”, completa a especialista.

É importante sempre lembrar que para um crescimento saudável da criança, não basta apenas uma alimentação sadia e equilibrada, a prática de exercícios físicos também é importante para estimular o desenvolvimento.

(*A Organização Mundial da Saúde recomenda o aleitamento materno até os dois anos de vida ou mais, e exclusivo até os seis primeiros meses de vida.)

16 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page