top of page

Mulher: Confira quais são as vitaminas essenciais para auxiliar na imunidade

Dr.  Rodolfo Camargo esclarece a função de cada vitamina e como a suplementação pode ser aliada das atividades diárias


Foto divulgação: banco de imagens


No dia a dia somos bombardeadas por informações sobre as vitaminas ideais para ter vitalidade, garantir um bom envelhecimento etc. E, de fato, para que o processo de envelhecimento ocorra preservando a vitalidade e as demais funções do organismo, é essencial manter a ingestão de alguns nutrientes específicos. É natural a preocupação com a saúde da mulher, principalmente ao nos deparamos com a prevalência de deficiências de diversas vitaminas: C2, D3, Zinco2 e complexo B2.


Afinal, para que serve cada uma? Dr. Rodolfo Camargo, doutor pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP e Universidade da Alemanha e Especialista em Suplementação de Consumer Healthcare na Sanofi, explica como cada uma pode contribuir para as atividades do dia a dia.


A vitamina C colabora com as funções celulares do sistema imunológico e reforça o funcionamento das barreiras naturais contra os invasores nocivos. Além disso, outra vantagem associada é a ação antioxidante, estudos apontam que pode ser usada topicamente em dermatologia para tratar e prevenir alterações associadas ao fotoenvelhecimento ou no tratamento de hiperpigmentação.


Fundamental para a manutenção da saúde óssea6, a vitamina D está relacionada a importantes processos de defesa do organismo contra agentes causadores de doenças. Principalmente com a modalidade “home office”, em que é mais difícil garantir a exposição solar, responsável pela síntese em seres humanos.


O zinco está atrelado à imunidade e manutenção da saúde, já que desempenha funções essenciais em todas as partes do corpo, como a regulação da liberação de insulina, prevenção de ganho de peso e defesa antioxidante.


Já as vitaminas do complexo B têm importante papel no metabolismo energético. O gasto de energia depende de inúmeras vitaminas do complexo B, assim como a síntese de neurotransmissores e outros inúmeros processos celulares.


Atenção no manejo do estresse!


O estresse do dia a dia aliado a jornadas de inúmeras tarefas pode dificultar um auto cuidado apropriado baseado em prevenção. Para isso é importante estabelecer uma rotina que alie prática de esportes, alimentação e acompanhamento médico com frequência adequada, para seguir as orientações de suplementação e cultivar uma vida plena e saudável.

22 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page