top of page

Cuidados necessários com a pele ao usar maquiagem

Os hábitos devem ser seguidos antes e depois da aplicação


As mulheres costumam usar maquiagens no dia a dia, seja para trabalhar, sair com amigas durante à tarde ou ir para festas. Há ainda as que se maquiam para faculdade ou escola, escolhendo algo mais básico. Se não houver um cuidado, o uso constante desses produtos pode irritar ou trazer problemas para a pele. Portanto, o ideal é criar hábitos saudáveis para evitar a obstrução dos poros, muitas vezes causadora de cravos, acnes e espinhas.

Paula Mendes, professora do curso de Estética e Cosmética do UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, dá algumas dicas para serem seguidas diariamente para manter a pele bonita e saudável. “Basicamente, o skincare é composto por quatro etapas: limpeza, tonificação, hidratação e fotoproteção. A higienização, por exemplo, elimina as impurezas e remove a oleosidade. Para comprar os produtos específicos, o ideal é consultar um profissional para identificar seu tipo de pele, sua rotina e seus hábitos. Além disso, eles vão orientar corretamente sobre quais são os cosméticos mais indicados para seu caso. Também é importante optar por produtos com procedência e de qualidade”, explica.

Mas não é apenas antes de aplicar a maquiagem que é necessário ter cuidado. “Para removê-la, não basta lavar o rosto com água e sabonete, pois muitas impurezas ainda vão permanecer na região. Antes da limpeza, é preciso utilizar o demaquilante, que remove cosméticos mais resistentes à água. Em seguida, pode fazer o uso de um sabonete específico para finalizar a higienização, sem esquecer da tonificação e hidratação. Outra dica importante é nunca dormir maquiada", conclui Paula.

A professora também destacou a importância do uso de protetor solar. Isso porque ele tem a capacidade de proteger a pele contra os raios UVA e UVB, que causam envelhecimento precoce, manchas e rugas, principalmente na região da face, pescoço e mãos. Essas são as áreas mais expostas ao sol.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page