top of page

Conheça os benefícios do hortelã

Nutricionista da Iron Saúde Digital explica as vantagens da erva


A hortelã é uma planta muito comum que possui propriedades que ajudam a tratar diversos problemas digestivos como a má digestão, vômitos, náuseas, inchaço abdominal, redução de gases e acidez, além de ter efeito calmante e sedativo que contribuem para diminuir os níveis de ansiedade, melhorando o humor e a qualidade do sono.

“O chá de hortelã tem sido muito utilizado para fins medicinais por conta das substâncias existentes em sua composição como o mentol e o limoneno que são anti-inflamatórias, antioxidante, digestiva, analgésica e descongestionante” explica a nutricionista da Iron Saúde Digital, Francianny Marília.

Conhecida cientificamente como Mentha Spicata, a hortelã ajuda a relaxar os músculos do intestino e do estômago, se tornando um ótimo remédio para os gases. Também é indicado para aliviar as dores de cabeça e enxaqueca e diminuir as cólicas menstruais.

Estudos apontam que o chá da planta ajuda as mulheres nas alterações hormonais, o ovário policístico é um exemplo, pois equilibra os níveis dos hormônios femininos e diminui os níveis de androgênios.

“Contém propriedades antibacterianas que atuam contra as bactérias que podem causar a infecção intestinal e nas vias respiratórias”, revela a nutricionista.

Ela complementa ainda, que a especiaria não é indicada para mulheres grávidas, crianças menores de cinco anos, pessoas com refluxo grave e hérnia de hiato, com problemas renais e danos no fígado.

Como fazer o chá?

Coloque três colheres de folhas secas de hortelã em 250ml de água fervendo, tampe durante cinco minutos, coe e beba o chá entre 2 a 4 vezes por dia.

11 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page