top of page

Como se preparar para cirurgia estética

Médico cirurgião explica sobre o procedimento e cuidados pré e pós operatórios


foto divulgação - banco de imagens

Um dos principais motivos que motiva pacientes a buscar cirurgia com fins estéticos é o desejo de reduzir gordura localizada e emagrecer. “ O sucesso da cirurgia depende de muitos fatores como a escolha do médico, cuidados com o pré e o pós-operatório, como seu corpo reage à cirurgia, entre outros”, explica o médico cirurgião Dr. Marcelo Nascimento, de Belo Horizonte ( MG).


Estar acima do peso ou ter excesso de pele após um processo de emagrecimento pode ser um problema por ocasião da avaliação médica antes de uma cirurgia. Mas, segundo Dr. Marcelo, cabe ao médico realizar uma avaliação detalhada.


“Antes de fazer uma cirurgia há pontos que não podemos ignorar :

1. o paciente que se submete a uma cirurgia acima do seu peso ideal , pode ter mais complicações;

2. o pós operatório deve ter uma equipe multidisciplinar;

3. a cirurgia deve ser encarada como o ponto de partida para uma mudança de paradigmas alimentares e de hábitos quanto a realização e manutenção de uma rotina de exercícios físicos;

4. o paciente deve estar ciente de possibilidade de haver cirurgias para refinamento do resultado”, detalha Dr. Marcelo Nascimento, pós-graduado em Cirurgia Geral pelo Hospital Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte e pós-graduado em Cirurgia Plástica pela Faculdade de Ciências Médicas (MG).


Realizar cirurgias em pacientes acima do peso tem sido objeto de estudo e trabalho do Dr. Marcelo Nascimento. “Desde 2012 tenho me dedicado a receber esse paciente e tentado entender caso a caso o que podemos entregar de melhor resultado possível , sempre dando ao paciente a orientação de que a melhor opção seria a sua redução de peso”, explica o médico.


Realizar consulta e todos os exames solicitados é fundamental. “ Após uma avaliação com seu médico de confiança, é importante fazer todos os exames solicitados, laboratoriais e clínicos como hemograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma, dosagem de açúcar no sangue, coagulação, etc. É importante tomar todas as precauções e seguir todas as orientações antes, durante e após a operação”, afirma Dr. Marcelo Nascimento.


O cirurgião complementa que “os exames pré-operatórios são necessários para identificar possíveis fatores de riscos cirúrgicos. Além disso, o médico deve levantar o histórico do paciente para descobrir se existe alguma restrição quanto alergia, intolerância, se sofre de insuficiência cardíaca, se já passou por outra cirurgia, entre outras informações de extrema importância para que o próximo passo seja realizado com sucesso.”


Dr. Marcelo alerta que o paciente deve estar ciente a todo tempo de que uma cirurgia estética não irá resolver todos os seus problemas. “Ele deve conhecer também os riscos inerentes a todos procedimentos. Cada paciente é previamente submetido a todos os exames pre operatórios , incluindo consulta com cardiologista ou anestesiologista para liberação do procedimento”, alerta Dr. Marcelo Nascimento. “Sendo liberado para a cirurgia, o paciente deve ter em seu pós operatório o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar incluindo fisioterapia , psicólogo , nutricionista e educador fisico”, recomenda o médico.

16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page