top of page

Celebre o Dia das Mães com deliciosas receitas com as saudáveis amêndoas

Preparar pratos com o super alimento é uma boa pedida para surpreender nessa data especial



Foto divulgação: banco de imagens


O Dia das Mães está chegando e é hora de começar a pensar em como surpreender e agradar aquela pessoa especial. Preparar receitas deliciosas com amêndoas pode ser uma boa maneira de celebrar essa data e dar de presente uma folga para a pessoa querida que representa sua figura materna. As amêndoas são um ingrediente versátil e saboroso que pode ser usado em diversas receitas


, desde doces até salgadas, aprimorando qualquer produto sem dominá-lo. Além disso, elas são ricas em nutrientes como proteínas, fibras, vitaminas e minerais, tornando seus pratos ainda mais saudáveis e nutritivos.

Independente da preparação, as oleaginosas contam com vários benefícios, tendo impacto positivo na saúde do coração, diabetes e controle de peso. Alimento nutritivo e natural com muitas vantagens para uma dieta saudável, sua utilização pode dar um toque diferente e ainda mais especial às receitas. Em parceria com a Food Network, o FeedFeed e chefs de pesquisa, a Almond Board of California (ABC), associação.


o que representa produtores de amêndoas da Califórnia, desenvolveu receitas nutritivas e inspiradoras usando amêndoas de forma versátil. No site, é possível encontrar diversos pratos para ajudar na criatividade. Abaixo uma sugestão da ABC para um almoço completo de Dia das Mães:


Pasta de Queijo de Amêndoa


Ingredientes

390 gramas de creme de amêndoa (ver sub-receita), 4,5 gramas de suco de limão fresco, 3,7 gramas de vinagre de vinho branco, 4,5 gramas de alho fresco picado, 0,9 gramas de pimenta preta, 3 gramas de cebolinha fresca picada, 6,5 gramas de sal, 455 gramas de amêndoas inteiras descascadas e água fria.

Modo de preparo

  1. Forre uma peneira com 4 camadas de pano para filtrar queijo.

  2. Coloque o Creme de Amêndoa na peneira e deixe a mistura coar por 24 horas.

  3. Após 24 horas, coloque o creme coado em uma tigela e misture todos os ingredientes restantes.

  4. Para moldar a pasta de queijo, coloque a mistura de queijo em um pequeno pote e deixe descansar por uma ou duas horas.

  5. Vire o pote sobre um prato e sirva imediatamente.

  6. Asse por 25 minutos.

  7. Se não for servido imediatamente, guarde o queijo espalhado em uma embalagem fechada e leve à geladeira até que esteja pronto para usar.

Modo de preparo do Creme de Amêndoa

  1. Coloque as amêndoas descascadas em uma panela de fundo grosso e cubra com água fria.

  2. Deixe ferver em fogo alto.

  3. Assim que ferver, escorra a água e coloque as amêndoas de volta na panela.

  4. Cubra com água fria novamente e repita o processo mais 8 vezes, ou até que as amêndoas escaldadas estejam carnudas e macias.

  5. Coe, desta vez reservando todo o líquido em um recipiente separado.

  6. Bata as amêndoas escaldadas em lotes, usando um pouco da água reservada para apurar.

  7. Bata até ficar homogêneo.

  8. Resfrie em um banho de gelo antes de guardar e leve à geladeira até que esteja pronto para usar.


Ingredientes

5 colheres de sopa de óleo de abacate, 5 dentes de alho (3 dentes ralados finamente; 2 dentes picados), 1,27 cm de raiz de gengibre descascada, 1,27 cm de raiz de gengibre finamente ralada, 1,27 cm de raiz de gengibre picada, 0,68 kg de peito de frango desossado cortado longitudinalmente, sal kosher / pimenta preta moída na hora, 4 cebolinhas fatiadas (brancos e verdes escuros separados), 2 a 4 pimentas olho de pássaro, 2 colheres de sopa de molho de soja, 2 colheres de sopa de sake mirin, ¼ xícara de manteiga de amêndoa lisa, 3 colheres de caldo de galinha, 2 a 3 colheres de sopa de amêndoas inteiras torradas e picadas.

Modo de preparo

  1. Adicione 2 colheres de sopa de óleo de abacate em uma tigela grande. Misture o alho ralado e o gengibre ralado no óleo. Adicione o frango e misture até ficar uniformemente coberto. Reserve à temperatura ambiente para retirar o frio, por cerca de 20 minutos, enquanto prepara o restante dos ingredientes.

  2. Tempere o frango com sal e pimenta por toda parte.

  3. Aqueça uma frigideira de 12 polegadas em fogo médio-alto, entre 30 segundos a 1 minuto. Adicione 2 colheres de sopa de óleo e aqueça por 30 segundos.

  4. Trabalhando em duas fornadas, adicione metade do frango e frite até dourar levemente dos dois lados, entre 2 a 3 minutos. Retire para um prato e repita com o frango restante.

  5. Dica do chef: se colocar todo o frango de uma vez, ele vai cozinhar e não dourar.

  6. Reduza o fogo para médio e adicione o restante - 1 colher de sopa de óleo de abacate, alho picado, gengibre picado, brancos das cebolas verdes e pimenta. Frite até sentir o cheiro do alho, por 30 segundos.

  7. Adicione o molho de soja e o sake mirin e cozinhe até reduzir em um terço, por cerca de 30 segundos. Adicione a manteiga de amêndoa e o caldo de galinha, retire imediatamente do fogo e bata até ficar homogêneo, por cerca de 30 segundos.

  8. Retorne o frango e misture para cobrir uniformemente com o molho.

  9. Transfira para uma travessa média. Decore com as cebolinhas verdes escuras, porque você é chique! E polvilhe amêndoas picadas por cima, porque você é mais chique!









Ingredientes

2 colheres de sopa de manteiga amolecida, ½ xícara de açúcar, 1 ovo, ¼ xícara de leite de amêndoa sem açúcar, 1 colher de chá de extrato de baunilha, 1 xícara de farinha de amêndoa, ¼ xícara de cacau em pó sem açúcar, ⅛ colher de chá de sal, 1 colher de chá de fermento em pó, ¼ xícara de amêndoas naturais inteiras picadas, ¼ xícara de gotas de chocolate amargo, mais amêndoas para decorar.

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180 °C.

  2. Bata a manteiga e o açúcar em uma tigela grande. Misture o ovo. Misture o leite de amêndoa e a baunilha.

  3. Em outra tigela, misture a farinha de amêndoa, o cacau em pó, o sal e o fermento. Adicione à mistura de manteiga e bata apenas até misturar. Junte as amêndoas picadas e as gotas de chocolate.

  4. Cubra uma assadeira de 8 x 8 com spray de cozinha antiaderente. Despeje a massa na forma preparada e espalhe uniformemente. Asse por 30-35 minutos.

  5. Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de cortar e servir.

  6. Decore com mais amêndoas picadas ou com amêndoas laminadas tostadas.








9 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page