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Alimentação saudável e hidratação após a folia

Nutricionista dá dicas para saúde depois de curtir o carnaval



Pular carnaval pode ser uma maratona de eventos e até mesmo de queimar calorias. Para acompanhar tanta animação e disposição em uma verdadeira maratona de blocos, desfiles e eventos é recomendado ter uma boa alimentação.


Agora que acabaram os dias de folia, mesmo assim muita gente ainda continua a curtir blocos e desfiles, a nutricionista Carla Freire, da clínica Fabiana Seidl, no Rio de Janeiro, dá dicas para retomar o ritmo e investir na saúde e bem-estar.


“Depois de curtir a festa que acontece na estação mais quente do ano e alguns excessos, é hora de cuidar bem da hidratação e manter uma alimentação saudável ”, alerta a nutricionista.

A hidratação é um ponto fundamental. “Para manter a hidratação do corpo, é preciso reforçar o consumo de alimentos naturais e evitar ultra processados( baixo valor nutricional e na muitas vezes ricos em sódio) . É recomendado manter uma alimentação balanceada e de fácil digestão. Rica em frutas, legumes, verduras, carnes magras”, afirma Carla Freire.


Repor as energias após os dias de folia é importante. “Alguns bons alimentos nesse momento são ovo, atum, peixe, frango, queijos leves e iogurte. Carboidratos complexos também ajudam na fonte de energia, como por exemplo: batata doce, inhame, quinoa, aveia, amaranto e arroz integral”, detalha a nutricionista.


Depois da folia não é incomum a famosa ressaca. “Para ficar bem, mesmo tendo cometido alguns excessos, recomendo consumir alimentos ricos em antioxidantes e vitaminas do complexo B, como por exemplo o chás de boldo, carqueja e alecrim, couve, repolho, brócolis, agrião e rúcula, que possuem princípios bioativos com capacidade de acelerar a eliminação de substâncias tóxicas ao fígado. A cúrcuma, vitaminas e minerais, presentes em frutas, legumes, verduras e alimentos integrais também são fundamentais para a desintoxicação hepática”, conclui Carla Freire.



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