top of page

A Prótese de Silicone Dura Para Sempre?


A busca pela autoestima do corpo levou e ainda leva muitas mulheres a colocar próteses de silicone, porém ainda surgem muitas dúvidas sobre prazos de validade, se a prótese é definitiva e se é necessário realizar uma revisão ou troca.

A prótese não tem uma validade específica, podendo durar de acordo com o material utilizado e a reação do corpo.

O cirurgião plástico da Clínica Sabath Dr. Hugo Sabath orienta que a revisão deve ser realizada a cada 5 anos, ou caso haja algum desconforto, dor ou deformidade. É fundamental que haja uma revisão periódica para garantir saúde e bem-estar.

A revisão é feita por exames clínicos como mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética. Através desses exames pode-se identificar em menos tempo se a necessidade de troca e reduzir os ricos à saúde.

“Ruptura da prótese de silicone, dores persistentes, dores e desconforto nas mamas, endurecimento da cápsula que fica ao redor da prótese, em alguns casos os sinais não se apresentam, por isso a necessidade da realização dos exames com todos os métodos de imagens.” destaca o Dr. Sabath


Uma revisão da prótese de silicone deve ser feita se houver:

Enrijecimento das mamas;

Dor ou desconforto nas mamas;

Alteração estética;

Vazamento ou ruptura da prótese;

Endurecimento da cicatriz cirúrgica;

Flacidez após gestação ou oscilação de peso;

Mudança do tamanho da prótese;

Encapsulamento ou contratura capsular. O mais ocorrente é a contratura capsular onde a prótese é coberta por uma membrana fibrosa.

Quais os cuidados pós-cirúrgicos?

Atividades que exigem um pouco mais de esforço, como cozinhar, arrumar a casa e carregar sacolas pesadas necessitam um tempo maior de pós-operatório para serem liberadas, em geral, entre três semanas e um mês, se tudo correr bem com a cicatrização. Por mais que não pareça, a atividade de dirigir é considerada um esforço físico importante para os braços, por isso, também deve ser evitada antes de três semanas.

“É necessário sempre conversar com seu cirurgião antes de realizar qualquer atividade física ou esforço no pós-operatório. Se tiver dúvidas é bom que não faça sem orientação. É melhor pecar por excesso de cuidado.” finaliza o Dr. Sabath.

123 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page