top of page

5 coisas que a menstruação pode dizer sobre a saúde da mulher

Observar diferentes aspectos durante o ciclo menstrual é fundamental para detectar possíveis distúrbios e buscar o tratamento adequado


Observar o período menstrual com atenção é primordial para que as mulheres possam conhecer melhor detalhes de seu próprio corpo. A menstruação é um dos processos fisiológicos mais importantes para a saúde feminina, um sinal de que o ciclo reprodutivo está ocorrendo com normalidade.

Esse período costuma durar de três a sete dias, embora os anticoncepcionais possam regular e afetar o ciclo hormonal normal, causando mudanças perceptíveis no corpo das mulheres que os utilizam. O ginecologista Patrick Bellelis, colaborador do setor de endometriose do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, ressalta a importância de sempre observar o período menstrual como um todo para certificar-se de que a saúde está em dia.

De acordo com Bellelis, devem ser notados não somente o volume do fluxo, cor e frequência, mas também as sensações presentes nesse período, como as cólicas. “É comum que sintomas como as cólicas sejam normalizados, mas não devem ser. Há mulheres com dores severas durante a menstruação e isso pode ter diferentes significados. É essencialfazer um acompanhamento médico periódico e compartilhar todos os sintomas e percepções que se tem durante o período menstrual para certificar-se de que está tudo em ordem.”

Bellelis cita alguns pontos que merecem atenção:

Cólicas menstruais severas e endometriose - É normal sentir algum desconforto no baixo-ventre antes ou durante os dias da menstruação. No entanto, se a dor for muito forte e incontrolável, é melhor procurar um especialista imediatamente para ter certeza de que o sintoma não indica nenhum distúrbio. Cólicas menstruais fortes e contínuas podem ser um sinal de endometriose.

Fluxo extremamente pesado - Trocar constantemente absorventes pode significar um possível desequilíbrio hormonal ou até mesmo tumores ovarianos ou uterinos. Os contraceptivos podem regular esse fenômeno se o problema for um desequilíbrio hormonal; para isso, é preciso que o médico analise e determine o que fazer nesses casos.

Odores estranhos e infecção - A menstruação pode ter um odor forte para algumas mulheres, mas se o odor for incomum ou insuportável, provavelmente há uma infecção.

Sangramento antes ou depois da menstruação e anticoncepcionais - O uso de contraceptivos pode fazer a menstruação ficar descontrolada e aparecer dias antes ou depois da data prevista. Se não for o caso, você deve ir ao médico para se certificar de que não há nenhum distúrbio afetando o ritmo normal do período.

Coloração escura - É normal que a coloração do sangramento seja escura no início ou no final da menstruação. No entanto, se essa situação continuar, pode ser um indicativo do aparecimento precoce do câncer do colo do útero ou da existência de uma doença que afeta diretamente o útero.

27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page