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4 dicas de autocuidado para as mamães colocarem em prática e investirem em si mesmas

Especialista sugere hábitos que podem ser adotados em casa e são capazes de elevar a autoestima, promovendo a saúde e o bem-estar

Foto divulgação: banco de imagens


O Dia das Mães está chegando, e não tem nada melhor do que ver os filhos felizes e bem cuidados. Só que, para cuidarmos do outro, é importante cuidar de si mesma antes. Ter um tempo de qualidade para si e praticar o autocuidado são investimentos que aprimoram a saúde física, mental e emocional.

Não à toa fala-se cada vez mais em self care, que é esse processo de cuidar de si mesmo através de comportamentos e escolhas que promovam qualidade de vida e bem-estar. Cuidar de si reverbera e se multiplica nos filhos, familiares e amigos próximos.

Renata Taylor, fisioterapeuta e consultora da HTM Eletrônica, indústria referência no desenvolvimento e fabricação de equipamentos eletromédicos e estéticos, explica que autocuidado é tudo o que uma pessoa faz para se sentir bem, desde descansar, se exercitar, ler um livro e dançar, até manter rotinas de cuidados específicos para o corpo.

“O importante é que seja algo feito com carinho, de você para você. E manter uma rotina de self care pode ser mais simples do que muitas pessoas imaginam. Existem cuidados que podem ser adotados até mesmo em casa e que fazem bastante diferença para a autoestima e o bem-estar”, garante a especialista.

Para ajudar quem busca construir esse hábito, Renata sugere quatro rotinas de autocuidado para colocar em prática e investir em si mesma:




1. Alimentação saudável e exercício físico

Uma alimentação saudável, com frutas, legumes e verduras, contribui para o bom funcionamento do organismo, melhora o rendimento físico, a memória e a concentração, além de fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças. Junto à alimentação equilibrada, é importante inserir exercícios físicos na rotina, ainda que seja uma simples caminhada, dança ou alguma modalidade de luta. Isso vai aumentar a flexibilidade e a força muscular além de melhorar a qualidade do sono.

2. Qualidade de sono

A quantidade de horas dormidas não se traduz necessariamente em qualidade do sono. Para isso, crie uma rotina saudável antes de dormir, com um ambiente em meia luz, música tranquila e roupa de cama macia e cheirosa. O uso de óleos essenciais é super bem vindo nesse momento, para ajudar a separar o ambiente de descanso do resto da casa. Tente também se afastar das telas luminosas, como celular, tablet, computador ou TV, ao menos meia hora antes de ir para a cama. É importante, ainda, ter travesseiro e colchão compatíveis com seu corpo e que atendam às suas necessidades.

3. Rotina de skincare e bodycare

Cuidados específicos para a pele também são parte do autocuidado. Para o rosto, o primeiro passo é retirar toda a maquiagem e limpar qualquer resíduo de produto, poluição e outras impurezas que se acumulam ao longo do dia, atrapalhando a regeneração e impedindo a absorção dos nutrientes. Com o rosto limpo, esse é o momento ideal para uma hidratação facial, usando produtos de acordo com o seu tipo de pele, preferencialmente orientados por um profissional.

Depois, é a vez do resto do corpo. O bodycare pode incluir cremes hidratantes, clareadores, autobronzeadores, esfoliantes e outros produtos que atendam seus objetivos. Além dos benefícios para a saúde da pele, essa rotina, junto com o cheirinho dos produtos, traz uma sensação de conforto que influencia positivamente a autoestima e o bem-estar.

4. Home care após tratamentos estéticos

Os tratamentos estéticos profissionais sempre têm seus resultados potencializados e prolongados adotando-se um home care, ou seja, reproduzindo os cuidados em casa. Os produtos certos complementam os tratamentos das clínicas, como o peeling de diamantes e ultrassônico, que estimula a renovação das células da pele, e a vacuoterapia, que melhora a circulação sanguínea e linfática, controlando a celulite, reduzindo o acúmulo de gordura e tratando a flacidez.

Os profissionais responsáveis por esses procedimentos indicam esses cuidados e o importante aqui é ter disciplina para realizar em casa o que foi sugerido, e assim aproveitar ao máximo os benefícios dos tratamentos.



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